Infoativismo

Por Daniel Froes

Infoativismo. Por acaso esta palavra te parece estranha? Se a resposta for sim, não se preocupe. Há dois dias se você me perguntasse qualquer coisa sobre ela eu também não saberia te responder. Na verdade, só fui descobrir o seu significado quando assisti a um documentário bem bacana que tem rolado nas redes sociais chamado “Dez Tácticas para Transformar Informação em Ação”.

O vídeo é resultado de um evento de infoativismo ocorrido na Índia, em 2009, chamado Info-ActivismCamp. Realizado pelo mesmo grupo que produziu o documentário, o Tactical Tech, o encontro entre ativistas de todas as partes do mundo foi marcado por intensos debates em torno do uso que as pessoas podem fazer dos aplicativos e plataformas de redes sociais, como blogs, o Google Earth, o Twitter, o Flickr e, claro, o Facebook, para transformar as informações postadas e compartilhadas na web em ações práticas capazes de transformar uma realidade que pode ser a sua, a de um amigo, ou a de qualquer outra pessoa. Infoativismo, portanto, nada mais é do que isso: um processo de transformação da informação virtual em ação real.

Confira a seguir o link do doc. “Dez Tácticas para Transformar Informação em Ação” e tire suas próprias conclusões sobre o potencial de mudança real que o infoativismo possui, ou aparenta ter…

http://blip.tv/martinho-carlos-rost-2/10-tactics-for-turning-information-into-action-legendado-pt-br-3455713

 



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s